CRÔNICA: RECLAMOS DE UM VELHO DESPACHANTE ADUANEIRO
POR: ELI VIEIRA XAVIER
CONTINUO NESTA INFINDA ESTRADA DO COMEX, E VOS DIGO QUE AINDA TEMOS MUITO A APRENDER.
AQUELE QUE DIZ QUE JÁ SABE TUDO, JÁ NÃO SABE NEM MESMO O QUE ESTÁ FALANDO.
É EVIDENTE QUE HOJE EM DIA QUE A COISA ESTÁ LIGADA NO AUTOMÁTICO, TAL E QUAL ESTA GERAÇÃO NEM NEM, OS PROFISSIONAIS DA ÁREA, DO TIPO RAIZ, ESTÃO ACABANDO. PERGUNTE POR ONDE ANDAM OS CLASSIFICADORES, OS QUE CONHECEM REGRAS DE CLASSIFICAÇÃO, A PRÓPRIA NESH OU A TEC.
ME SINTO UM “JURASSICO”, POR TANTA COISA QUE VI E VIVI. NÃO SEI SE TEREI PIQUE PARA AGUENTAR A TAL DE DUIMP. SÓ SEI QUE VAI DAR M.... E JOGARÃO A CULPA EM CIMA DOS DESPACHANTES, TAL E QUAL FIZERAM COM O ADVENTO DO SISCOMEX QUE NOS FOI EMPURRADO GOELA ABAIXO.
MAS NÃO VAMOS SER UM CAVALEIRO DO APOCALIPSE, TORÇAMOS PARA QUE A FIM E A CABO TODOS PASSEM A DOMINAR ESTA NOVA FERRAMENTA. QUE TENHAM A LUCIDEZ DE DEIXAR EM PARALELO, PELO MENOS POR ALGUM TEMPO, O SISCOMEX.
JÁ SE FOI O TEMPO DA DI SER FEITA EM PAPEL E DATILOGRAFADA, COM SETE VIAS E HAJA CARBONO, É CLARO QUE AS COISAS DEVEM, E SÃO, ALTERADAS COM O PASSAR DO TEMPO E AGORA VIVEMOS NA ERA DIGITAL.
MAS NÃO DÁ PARA TER UM DESPACHANTE DIGITAL, TODOS TÊM QUE LER E SABER O QUE ESTÃO FAZENDO. QUANDO CRIANÇA TINHA O PAI DE UM AMIGO MEU QUE DIZIA, ANTES DE FAZER QUALQUER COISA PENSE EM TRES COISAS: O QUE QUE EU VOU FAZER, POR QUE QUE EU VOU FAZER E O QUE VAI ACONTECER.
A VIDA NO DESPACHO NÃO TEM SIDO FÁCIL, É MUITA CONCORRÊNCIA, E COMO JÁ NÃO BASTASSE TEMOS O MALDITO “BID”, ONDE NÃO SE MEDE O QUANTO SE VALE, MAS SIM O QUANTO COBRAMOS.
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, HEMOS DE CONTINUAR COM A NOSSA SAGA E QUE SEJAMOS HONRADOS E PARA QUE POSSAMOS DIZER EM NOSSO ÍNTIMO, JÁ QUE ELOGIOS DIFICILMENTE SÃO FEITOS, HOJE EU FUI FODA.
SANTOS, 19 DE DEZEMBRO DE 2024
ELI VIEIRA
XAVIER, DESPACHANTE ADUANEIRO,FUNDADOR DA LENIVAM SERVIÇOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos vossos comentários